“Mude, mas comece devagar,
porque a direção é mais importante que a velocidade.

Sente-se em outra cadeira,
no outro lado da mesa.
Mais tarde, mude de mesa.

Quando sair,
procure andar pelo outro lado da rua.
Depois, mude de caminho,
ande por outras ruas,
calmamente,
observando com atenção
os lugares por onde
você passa.

Tome outros ônibus.
Mude por uns tempos o estilo das roupas.
Dê os teus sapatos velhos.
Procure andar descalço alguns dias.

Tire uma tarde inteira
para passear livremente na praia,
ou no parque,
e ouvir o canto dos passarinhos.

Veja o mundo de outras perspectivas.
Abra e feche as gavetas
e portas com a mão esquerda.

Durma no outro lado da cama…
depois, procure dormir em outras camas.

Assista a outros programas de tv,
compre outros jornais…
leia outros livros,
viva outros romances.

Não faça do hábito um estilo de vida.
Ame a novidade.
Durma mais tarde.
Durma mais cedo.

Aprenda uma palavra nova por dia numa outra língua.
Corrija a postura.
Coma um pouco menos,
escolha comidas diferentes,
novos temperos, novas cores, novas delícias.

Tente o novo todo dia.
O novo lado,
o novo método,
o novo sabor,
o novo jeito,
o novo prazer,
o novo amor.
a nova vida.

Tente.
Busque novos amigos.
Tente novos amores.
Faça novas relações.

Almoce em outros locais,
vá a outros restaurantes,
tome outro tipo de bebida
compre pão em outra padaria.
Almoce mais cedo,
jante mais tarde
ou vice-versa.

Escolha outro mercado…
outra marca de sabonete,
outro creme dental…
tome banho em novos horários.

Use canetas de outras cores.
Vá passear em outros lugares.

Ame muito,
cada vez mais,
de modos diferentes.

Troque de bolsa,
de carteira,
de malas,
troque de carro,
compre novos óculos,
escreva outras poesias.

Jogue os velhos relógios,
quebre delicadamente
esses horrorosos despertadores.

Vá a outros cinemas,
outros cabeleireiros,
outros teatros,
visite novos museus.

Se você não encontrar razões para ser livre,
invente-as.
Seja criativo.

E aproveite para fazer uma viagem
despretensiosa,
longa, se possível sem destino.

Experimente coisas novas.
Troque novamente.
Mude, de novo.
Experimente outra vez.

Você certamente conhecerá coisas melhores
e coisas piores do que as já conhecidas,
mas não é isso o que importa.

O mais importante é a mudança,
o movimento,
o dinamismo,
a energia.
Só o que está morto não muda !

Repito por pura alegria de viver:
a salvação é pelo risco, sem o qual a vida não
vale a pena!”

Edson Marques

Mais um capítulo concluído

Há tempos que venho pensando e sonhando com uma segunda graduação e este ano eu decidi colocar este sonho em prática. Escolhi a Licenciatura em História, por gostar demais da disciplina e também pelas várias possibilidades que ela me oferece. Lecionar também era uma vontade e que num breve futuro se tornará uma realidade diária.

E por causa de tudo o que tem acontecido de novo na minha vida, mais um capítulo se encerrou no início deste mês, para dar espaço a esta nova fase. Por enquanto é só um estágio numa biblioteca e muito estudo pela frente… e depois… ahhh o depois vou deixar acontecer.

“Depois de todas as tempestades e naufrágios, o que sobra de mim em mim é cada vez mais essencial e verdadeiro.” (Caio Fernando Abreu)

Para celebrar essa nova etapa, em breve pretendo “reinaugurar” este espaço.

Um grande abraço!

 

Felicidade

fe.li.ci.da.de 
sf (lat felicitate1 Estado de quem é feliz. 2 Ventura. 3 Bem-estar, contentamento. 4 Bom resultado, bom êxito. F. eterna: bem-aventurança.

Todas as pessoas que eu conheço nesta vida buscam a felicidade incansavelmente. Mas… o que é felicidade para você? Pra mim, a felicidade não é uma coisa, mas um estado… uma sensação… e ela pode estar em qualquer coisa do meu dia, todos os dias! Neste trecho de texto, encontrei o verdeiro significado da palavra FELICIDADE para mim:

#22. Comece a perceber a beleza dos pequenos momentos. – Em vez de esperar que grandes coisas aconteçam – casamento, filhos, grande promoção, ganhar na loteria – encontre a felicidade nas pequenas coisas que acontecem todos os dias. Pequenas coisas, como tomar tranquilamente uma xícara de café no início da manhã, ou o delicioso cheiro e sabor de uma refeição caseira, ou o prazer de compartilhar algo que você gosta com outra pessoa ou ficar de mãos dadas com o seu parceiro. Perceber esses pequenos prazeres diariamente faz uma grande diferença na qualidade de sua vida.

O texto completo é bem legal e vale muito a leitura e a reflexão.

|30 coisas para você começar a fazer por si mesmo|

Corra atrás dos seus sonhos!!! ♥

Seja bem vindo 2013!

O ano começou há exatos 10 dias, mas eu sempre digo que o MEU ano começa de verdade depois do dia 08.01 – meu aniversário.

Tive o privilégio (ou não) de nascer no início do mês, no início do ano, exatamente 1 semana depois da comemoração de ano novo… e por este motivo eu gosto de comemorar o meu ano novo sempre depois do dia do meu aniversário.

Pode até parecer uma grande bobagem, mas faz todo o sentido pra mim e isso é o que verdadeiramente importa.

Como todo mundo, também tenho a lista de realizações do ano anterior e também a lista de coisas a realizar no ano que se inicia, mas essa eu vou deixar pra um próximo post.

Meu desejo é que neste ano eu consiga olhar mais para o meu EU. Não de uma forma egoísta, mas de uma forma que eu realmente necessito. Em 2012 muitas coisas aconteceram para que eu chegasse a esta conclusão e assim será feito.

Muitas corridas, muito trabalho e claro… SUCESSO pra mim! =D

E que venha 2013 com toda a sua força!

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♪ swedish house mafia | don’t you worry child

just breath…

‘Cause you can’t jump the track
We’re like cars on a cable
And life’s like an hourglass, glued to the table
No one can find the rewind button, girl
So cradle your head in your hands
And breathe, just breathe
Woah breathe, just breathe’

♪ Anna Nalick | Breath (2am)

Respirar é uma ação natural, uma necessidade fisiológica. Respira-se quase que ‘ligado no automático’.
Você já parou pra prestar atenção na sua respiração? Como você respira? Inspira pelo nariz e solta pela boca, respira de boca aberta?

Existem técnicas de respiração corretas para cada tipo de atividade física e devemos prestar muita atenção nessa hora para que o rendimento do nosso organismo seja o melhor possível.
Durante a Ioga e o Pilates, os instrutores da academia que frequento, nos orientam a inspirar profundamente e expirar logo em seguida. Dependendo do exercício, a inspiração do ar é mais longa ou mais curta e a expiração também.

Já durante as corridas a respiração deve ser feita de forma diferente para ter um resultado satisfatório e conseguir com que o seu organismo trabalhe por você nessa hora. É muito comum começar a correr e se sentir ofegante, com aquela sensação de que o ar está faltando, é inevitável nesse momento você sentir mais cansaço e já pensar que não vai mais conseguir correr porque não consegue respirar.

A respiração adequada é a parte fundamental para manter um ritmo forte e prolongado. A respiração errada pode comprometer um treino ou uma prova fácilmente, pois dores podem surgir devido a falta de sincronismo entre a respiração e a necessidade de oxigênio dos músculos.

Pesquisei bastante sobre o assunto e achei que este artigo é o mais completo e o que responde melhor todas as dúvidas sobre a respiração durante as atividades físicas.

Respiração na Corrida – MidiaSport

Além do artigo, encontrei também um vídeo muito bom sobre o assunto, vale o teste! 😉

Por hoje é isso… e não se esqueçam: just breath!

Run, baby, run!!!

E aí que o ano já começou tem pouco mais de um mês, você disse que levaria a sério as resoluções de ano novo e uma delas é “correr” atrás do prejuízo e eliminar aqueles quilinhos extras que ganhou durante as comemorações de final de ano…

Então vamos? Bóra correr?

Ahhh aí você vai me dizer que correr é chato, que não consegue, que perde o fôlego, que o joelho dói e bla e bla e bla… pois é, eu também pensava tudo isso antes de começar de verdade!

Lá em 2008, quando ainda morava em BH e estava pra lá de cansada da vidinha sem graça que estava levando, decidi tentar alguma coisa nova. O marido já corria e eu ia junto, mas só pra fotografar e socializar. O clima de tudo ali era bom, a energia do pessoal se preparando pra prova, a música alta… tudo de bom e mais um pouco! E pensei: porque não? Pesquisei, conversei com o instrutor da academia e fui “correr” atrás do que eu queria.

Baseada em minhas próprias experiências, aqui estão algumas dicas:

1) Está com tudo em ordem? Então vai fundo!!!
Antes de mais nada, consulta com o médico pra saber se anda tudo ok com o corpitcho. Uma avaliação física e um teste ergoespirométrico pra ver se está tudo bem com o condicionamento físico.

2) Escolha um modelo de tênis adequado ao seu tipo de pisada, faça um teste pra descobrir se a sua pisada é neutra, supinada ou pronada. E não vale enfiar o escorpião no bolso nessa hora, lembre-se que o barato sai caro! Acho que ninguém quer ganhar uma lesão de joelho logo nas primeiras passadas, não é mesmo?

3) Comece aos poucos. Respeite os seus limites! Intercale a corrida no meio da caminhada. Comigo foi assim – 5 minutos de caminhada intensa + 1 minuto de corrida leve. Durante 30 minutos. Depois de 1 semana – 4 minutos de caminhada intensa + 2 minutos de corrida leve. E assim fiz até que o tempo correndo era maior do que caminhando. Corria 5 minutos e caminhava 1 pra recuperar o fôlego. Com o tempo o condicionamento melhora muito!

4) Alongamento!!! Sim, super importante alongar bem antes (aquecimento) e depois (relaxamento) de correr.

5) NUNCA FICAR SEM COMER!!!! Procure um nutricionista pra adequar a sua dieta. Mantenha uma dieta equilibrada. Vale a leitura do artigo.

6) Hidratar = beber água! É lenda essa coisa de que não pode beber água durante os treinos. Não pode encher a pança de água, isso sim, mas se o organismo tá pedindo, dá água pra ele!!!!

7) Faça um diário de treino. Anote tudo, tudinho!!! Anote o que sente durante os treinos, o tempo do exercício, se foi ou não difícil, se estava feliz ou triste, a frequencia cardíaca e também o que sentiu logo depois do treino. É importante perceber se a atividade está trazendo algum benefício para o seu corpo e para a sua mente.

8) Não desista!!! Tenha garra, foco e disciplina. O começo pode ser um pouco difícil, dá preguiça… mas é preciso ter força de vontade! Continue! Não arranje desculpas! Depois de um certo tempo, é o seu próprio corpo que vai estar pedindo para correr por aí!

Se você gosta de música, vale montar uma playlist BEM animada e aproveitar! Há quem diga que correr e ouvir música não é legal, porque você perde o foco na respiração. Eu simplesmente não consigo fazer nenhuma atividade física sem música. Preciso de algo bem legal pra animar o treino. A música me dá motivação e vontade de seguir em frente.

Normalmente escuto rock e heavy metal, tenho uma play com esse estilo:

E também uma playlist de música eletrônica, às vezes acordo meio down e são essas que animam o treino:

Estas são apenas algumas e não ficam necessariamente nesta ordem.

Espero que tenham gostado!

Enjoy!!!

equilíbrio

equilíbrio
(latim aequilibrium, -ii)

s. m.
1. Estado de um corpo que se mantém, ainda que solicitado ou impelido por forças opostas.
2. [Mecânica]  Igualdade das forças de dois corpos que obram um contra o outro.
3. [Figurado]  Igualdade.
4. Boa inteligência, harmonia (dentro de um partido, entre partidos diferentes, entre nações, etc.).
perder o equilíbrio: cair.
E então escolhi a palavra para o meu ano: EQUILÌBRIO e que pra mim tem significado de IGUALDADE, e que consequentemente traz pra mim as palavras FOCO (foco no meu EU e em meus projetos) e também DISCIPLINA (que afinal de contas é sempre muito importante para se ter equilíbrio). E equilíbrio / igualdade para tudo na minha vida.
Neste ano eu quero ouvir mais o que o meu coração me diz, quero olhar mais para dentro de mim e perceber todos os meus sentimentos sobre eu mesma, me valorizar em cada pedacinho de mim. 😉
E por que o símbolo do infinito?
Porque a lemniscata representa o sentido da eternidade, infinito, contínuo, evoluindo, a criação do universo. Tudo está intimamente ligado… assim como tudo o que eu desejo pra mim neste ano!

Feliz 2012!!!

HEY!!! Que 2012 comece com a esperança de um futuro bom! É isso o que eu sempre desejo, pra mim e também a todas as pessoas que amo!

Todos os anos, meu ano começa mesmo a partir da data do meu aniversário: 08/01 e este ano não foi diferente, visto que se iniciou em um domingo, primeiro dia da semana [oficialmente]. É realmente neste dia que trago comigo a energia de um recomeço, promessas de coisas que talvez acontecerão durante o ano ou não, sonhos ainda por serem planejados e sonhados com todas as forças do meu pensamento… é um dia muito especial.

E como 08/01 já passou, meu ano já começou! E que venha tudo o que vier!!!

Feliz 2012!!!!