Run, baby, run!!!

E aí que o ano já começou tem pouco mais de um mês, você disse que levaria a sério as resoluções de ano novo e uma delas é “correr” atrás do prejuízo e eliminar aqueles quilinhos extras que ganhou durante as comemorações de final de ano…

Então vamos? Bóra correr?

Ahhh aí você vai me dizer que correr é chato, que não consegue, que perde o fôlego, que o joelho dói e bla e bla e bla… pois é, eu também pensava tudo isso antes de começar de verdade!

Lá em 2008, quando ainda morava em BH e estava pra lá de cansada da vidinha sem graça que estava levando, decidi tentar alguma coisa nova. O marido já corria e eu ia junto, mas só pra fotografar e socializar. O clima de tudo ali era bom, a energia do pessoal se preparando pra prova, a música alta… tudo de bom e mais um pouco! E pensei: porque não? Pesquisei, conversei com o instrutor da academia e fui “correr” atrás do que eu queria.

Baseada em minhas próprias experiências, aqui estão algumas dicas:

1) Está com tudo em ordem? Então vai fundo!!!
Antes de mais nada, consulta com o médico pra saber se anda tudo ok com o corpitcho. Uma avaliação física e um teste ergoespirométrico pra ver se está tudo bem com o condicionamento físico.

2) Escolha um modelo de tênis adequado ao seu tipo de pisada, faça um teste pra descobrir se a sua pisada é neutra, supinada ou pronada. E não vale enfiar o escorpião no bolso nessa hora, lembre-se que o barato sai caro! Acho que ninguém quer ganhar uma lesão de joelho logo nas primeiras passadas, não é mesmo?

3) Comece aos poucos. Respeite os seus limites! Intercale a corrida no meio da caminhada. Comigo foi assim – 5 minutos de caminhada intensa + 1 minuto de corrida leve. Durante 30 minutos. Depois de 1 semana – 4 minutos de caminhada intensa + 2 minutos de corrida leve. E assim fiz até que o tempo correndo era maior do que caminhando. Corria 5 minutos e caminhava 1 pra recuperar o fôlego. Com o tempo o condicionamento melhora muito!

4) Alongamento!!! Sim, super importante alongar bem antes (aquecimento) e depois (relaxamento) de correr.

5) NUNCA FICAR SEM COMER!!!! Procure um nutricionista pra adequar a sua dieta. Mantenha uma dieta equilibrada. Vale a leitura do artigo.

6) Hidratar = beber água! É lenda essa coisa de que não pode beber água durante os treinos. Não pode encher a pança de água, isso sim, mas se o organismo tá pedindo, dá água pra ele!!!!

7) Faça um diário de treino. Anote tudo, tudinho!!! Anote o que sente durante os treinos, o tempo do exercício, se foi ou não difícil, se estava feliz ou triste, a frequencia cardíaca e também o que sentiu logo depois do treino. É importante perceber se a atividade está trazendo algum benefício para o seu corpo e para a sua mente.

8) Não desista!!! Tenha garra, foco e disciplina. O começo pode ser um pouco difícil, dá preguiça… mas é preciso ter força de vontade! Continue! Não arranje desculpas! Depois de um certo tempo, é o seu próprio corpo que vai estar pedindo para correr por aí!

Se você gosta de música, vale montar uma playlist BEM animada e aproveitar! Há quem diga que correr e ouvir música não é legal, porque você perde o foco na respiração. Eu simplesmente não consigo fazer nenhuma atividade física sem música. Preciso de algo bem legal pra animar o treino. A música me dá motivação e vontade de seguir em frente.

Normalmente escuto rock e heavy metal, tenho uma play com esse estilo:

E também uma playlist de música eletrônica, às vezes acordo meio down e são essas que animam o treino:

Estas são apenas algumas e não ficam necessariamente nesta ordem.

Espero que tenham gostado!

Enjoy!!!

Anúncios

Um comentário sobre “Run, baby, run!!!

  1. Eliane Regulle disse:

    Adorei o post! Super incentivador…preciso reler cada vez q for treinar pq eu sofro antes de começar e isso tem me prejudicado muito!! Ah…as músicas ajudam bastante, e nosso gosto bate, heim?! Hihi
    Bjoo

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s